terça-feira, 4 de novembro de 2008

DICAS DE DIREÇÃO 001

Preparei um texto de dicas de direção bem bacana. Periodicamente vou postando os tópicos que são: Trabalhando com atores; Estudando o texto; Elenco; Testes; Ensaios; Movimentação de atores e colocação de câmeras; Ensaio de Movimentação; Cenas longas e estáticas; Intenção de movimentos; Não permita exageros; Tipo de plano; Posição na tela; Cenas incrementadas e Produção em estúdio.

TRABALHANDO COM ATORES

Os atores representam um desafio diferente de qualquer outro que já tenha enfrentado em produção. De um lado os atores são seres humanos; isto quer dizer que possuem suas próprias idéias e experiências para trazer ao filme. Por outro lado, ficam completamente sobre o controle do diretor. Palavras, gestos, movimentos, figurino, maquiagem (tudo sobre os atores vem da direção). O jeito é manter seu controle, sem sufocar a iniciativa deles.

ESTUDANDO O TEXTO

Você precisa estar extremamente bem preparado para fazer isso com êxito. A primeira fonte à qual você recorre para se inspirar é o roteiro supostamente escrito por alguém de fora e deve ser seguido fielmente (seu primeiro trabalho é garantir que o texto esteja sendo seguido na íntegra; se depois, durante os ensaios, você perceber que isto não trará bons resultados, é a hora de sugerir e fazer mudanças). Quando você ler o texto pela primeira vez, faça-o somente por prazer. Só depois disso você deverá começar o trabalho, para que o público partilhe o prazer do texto.
Comece trabalhando o texto de novo duas ou três vezes a nível de detalhe, pensando no modo mais eficaz para cada personagem aparecer, falar e se movimentar, considerando a melhor formar de compor cada fala. Não é necessário, neste estágio, tomar decisões finais. Uma revisão cuidadosa das possibilidades é tudo o que se precisa. Você deve deixar espaço para os atores darem sua contribuição criativa.

As próximas dicas serão: ELENCO E TESTE.....até.

Nenhum comentário: